A essência se traduz pelo Afeto
Discurso proferido na cerimônia de lançamento do Programa Estadual de Leitura da Secretaria de Educação do Governo do Rio em 16/5/2024
Senhoras e Senhores Professores,
É uma honra para mim, ter sido convidado a participar desta cerimônia de lançamento do Programa Estadual de Leitura. Honra maior pelo fato de meu romance mais recente, “O fio condutor”, ter sido selecionado como um dos títulos que, valorizados por esse inovador processo de aprendizado, chegarão aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas do Rio de Janeiro.
Serei breve em minhas palavras. Ficarei com a essência do que significa todo esse gigantesco e complexo trabalho que, capitaneado pela Secretaria de Estado de Educação, está sendo realizado por vocês, diretoras e diretores regionais pedagógicos, coordenadoras e coordenadores de ensino, e agentes de leitura. Sim, ficarei com a essência, que se traduz por uma única palavra: afeto.
Dou prova do que estou afirmando, por meio de algo concreto: um vídeo caseiro, de 30 segundos, feito de improviso no calor da emoção. Um vídeo caseiro que Davi Garcia de Paula, um desses incontáveis brasileiros que estão aí na batalha do dia a dia, me enviou pelo Whatsapp. Davi mora na Baixada Fluminense, em Queimados. Casado, tem dois filhos adolescentes: um de 17 e outro de 14 anos. Tornou-se meu amigo porque há mais de 20 anos está presente em minha casa. Em todo canto, sempre estão as mãos do profissional perfeccionista de inúmeros talentos, que se orgulha dos trabalhos que faz com esmero e dedicação. O vídeo? Começa com duas caixas de papelão onde se lê em letras capitais: “Educação do amanhã – recomposição de aprendizagens – obras literárias”. Dentro de uma delas, logo em cima, está “O fio condutor”, de minha autoria. A voz de Davi transmite surpresa e emoção ao ver que, o livro que ganhou de mim meses antes, agora fará parte das leituras escolares do filho mais velho.
Educação do Amanhã
"Os livros dos meus filhos chegaram!"
Davi não é personagem de ficção de um dos meus romances. Como todos nós aqui, é protagonista de carne, osso e sentimentos. A história – real – seguiu com minha imediata ligação para ele. Chamada em vídeo, porque eu precisava agradecer, visível e de viva voz, aquele gesto de afeto. Afeto que, eu vi, também estava presente na alegria dos dois irmãos com os livros novos que ganharam na escola. Afeto, que eu vejo, está mais que presente neste auditório, neste palco pelas várias participações, nesta celebração que me concede o prazer de conhecer vocês, os principais responsáveis pelo sucesso dessa corajosa iniciativa que é o Programa Estadual de Leitura.
Que privilégio, que grande prêmio, que bênção ter meu livro em vossas mãos.
Para concluir, gostaria de citar o parágrafo final da obra “O povo brasileiro”, do professor e educador Darcy Ribeiro – verdadeira declaração de amor e fé no nosso Brasil e, por extensão, eu afirmo, na valorosa missão de todos vocês:
”Estamos nos construindo na luta para florescer amanhã como uma nova civilização, mestiça e tropical, orgulhosa de si mesma. Mais alegre, porque mais sofrida. Melhor, porque incorpora em si mais humanidades. Mais generosa, porque aberta à convivência com todas as raças e todas as culturas e porque assentada na mais bela e luminosa província da Terra
Darcy RibeiroProfessor e educador
A todos, o meu muito obrigado.